quinta-feira, 10 de janeiro de 2013


 

 A maioria de nós luta com o fato de ter que subir escadas durante o horário da manhã para trabalhar, se houver uma escada rolante ao lado, dificilmente escolheremos a versão de força motora pra chegar aonde precisamos, certo? A Volkswagen surgiu com uma maneira criativa de incentivar as pessoas a exercitar, fazendo subir as escadas uma experiência digno de nota.

A experiência provou ser um sucesso com os viajantes em Estocolmo. Durante a noite, uma equipe transforma as escadas que levam para fora do metrô Odenplan em Estocolmo, Suécia, em um teclado gigante funcionando como um piano - muito parecido com o piano que ficou famoso no filme de Tom Hanks. A pressão de cada passo, transforma-se em uma nota musical.


Os passantes, logicamente,  logo optaram pela escada intrigante e arriscavam algumas melodias simples. Sessenta e seis por centro a mais de pessoas, escolheu as escadas musicais sobre a escada rolante. Um vídeo da inovação desde então se tornou um hit de internet, como o conceito ressoou com milhares de usuários da web.

"Diversão pode, obviamente, melhorar o hábito para melhor." - Disse um porta-voz da Volkswagen. - "Chamamos isso de teoria divertida."

Volkswagen lançou de um site chamado thefuntheory.com, que mostram várias maneiras de mudar o seu comportamento para melhor.



Aqui no Brasil, uma escada musical foi instalada na estação de trens de Osasco, na Grande São Paulo. O terminal ferroviário faz parte da Linha 8-Diamante e é um dos mais movimentados da região metropolitana. A obra de arte garante uma interação entre os passageiros e a escada, que possui 42 degraus e emite sons ao ser pisada em 22 deles.

A escadaria faz parte do projeto Sesc Verão 2013, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). Segundo os idealizadores da escada piano, além de transformar a paisagem da estação, a instalação convida os usuários do trem a “utilizarem a escada fixa como opção à escada rolante, contribuindo de forma lúdica com um aumento na quantidade de atividade física diária na vida das pessoas, mostrando que o movimento pode estar em qualquer lugar e a qualquer momento na rotina das pessoas”.

Sesc Verão
Em sua 18ª edição, o projeto Sesc Verão deste ano começou no último final de semana com uma série de atividades para incentivar a população paulista a fazer atividades físicas no cotidiano. A programação ocorre nas 32 unidades do Sesc no Estado e nos espaços públicos.

São instalações interativas, encontros com atletas, demonstrações de modalidades pouco difundidas e aulas abertas. “Vai começar o ano, o calor. A ideia é aproveitar o momento, trazer um tema e fazer com que as pessoas reflitam sobre isso”, disse uma das coordenadoras do projeto Luciana Itapema.

As atividades como passeios ciclísticos em áreas públicas, segundo Luciana, pretendem fazer com que as pessoas “passem a enxergar esse locais como um espaço viável para práticas esportivas”. Entre esse espaços está a rua de lazer no Sesc Bom Retiro, região central da capital e a própria piano na estação de Osasco.

A escada funcionará até Fevereiro desde ano.

Com informações de Daily Mail e Terra (site)

0 comentários:

Postar um comentário